Sumário

Com a formação online a ganhar cada vez mais adeptos, a conversão de Powerpoint para e-learning é uma necessidade cada vez mais sentida por formadores, empresas de formação e muitas outras instituições que fazem formação presencial suportando-se em aplicações Microsoft.

De facto, quando falamos na criação de cursos ou de manuais, o PowerPoint é indiscutivelmente a ferramenta de eleição bem conhecida de milhões de utilizadores.

Os argumentos a favor do PowerPoint não são poucos: vão desde a grande base instalada de utilizadores e de conteúdos, a facilidade de uso, a rapidez na produção das apresentações e um conjunto de novas funcionalidades cada vez mais apelativas

Embora a produção de conteúdos e-learning esteja associado a ferramentas de authoring especificamente desenvolvidas para o efeito, o PowerPoint consegue exportar uma apresentação para PDF, criar uma imagem animada, ou produzir um vídeo, todos eles formatos utilizados em e-learning.

Através de plugins, é possível criar apresentações interativas. tirando todo o partido de um formato mais envolvente, que consegue melhorar a eficácia da formação e controlar o seu desenvolvimento.

Neste artigo vamos comparar alternativas para exportar apresentações para formatos e-learning, que talvez possam ajudá-lo no processo de reconversão da sua formação.

PowerPoint para eLearning – Porquê?

A conversão do PowerPoint para e-learning (para conteúdos browseable que possam ser visualizados num navegador de internet) é um passo indispensável para a colocação dos conteúdos online.

Sem converter as apresentações, isto é, colocando os ficheiros PPT online, os formandos terão que os descarregar e visualizar no PowerPoint, podendo assim replicar o ficheiro original, o que normalmente gostamos de impedir.

Sem a conversão dos PowerPoint e portanto sem conteúdos browseable, formandos que não tenham o Microsoft Office instalado estarão impedidos de visualizar as apresentações.

Converter Powerpoint – Criar um PDF

O formato PDF é um formato suportado por quase todas as aplicações, muito fácil de produzir, sendo utilizado principalmente para imprimir documentos.

Um PDF é visualizável em qualquer browser mas não aceita animações nem interações. pelo que não será a melhor opção para criar os seus cursos e-learning. Ele é no entanto muito utilizado no e-learning para disponibilizar documentação técnica ou outros manuais baseados em texto e imagens estáticas.

Se se pretender centrar a formação em PDF, é preferível terdocumentos pequenos, provavelmente um por cada tópico, podendo assim conseguir maior controlo da progressão do formando.

Para o exportar um documento para PDF a partir do próprio PowerPoint, basta gravar o ficheiro naquele formato.

Converter Powerpoint – Produzir GIF Animado

Um GIF animado é um ficheiro com extensão gif, constituído por várias imagens (frames) que serão apresentadas sequencialmente como num pequeno vídeo. Pode ser visualizado num browser como qualquer outro ficheiro gif.

Embora tenham sido muito populares no início da internet e depois caído em desuso, vemos-los agora todos os dias, a executar em loop, nos memes nas redes sociais.

Ao contrário do vídeo que vai sendo carregado à medida que é visualizado, a animação gif é carregada de uma única vez pelo navegador de internet. Por isso ela deve ser ficheiro um pequeno para não demorar muito tempo a carregar e degradar a experiência de utilização.

O PowerPoint permite criar um GIF animado como uma sequência de todos os slides duma apresentação. Pode conseguir-se com o comando Salvar Como e escolhendo depois o Formato de GIF animado (*.gif)**. ou clicando Exportar como mostra a imagem.

A criação de um GIF animado é uma forma de conversão de um ficheiro Powerpoint para e-learning com uma aplicação muito particular, podendo ser utilizados na criação de ícones, sequências de texto ou pequenos processos animados.

Uma alternativa recente ao GIF animado é o formato WebP, que produz imagens mais pequenas e suporta a transparência. Existem vários websites que fazem gratuitamente a conversão entre estes formatos.

Converter Powerpoint – Converter para vídeo

Um vídeo é formato suportado por todos os browser e uma forma fácil e eficaz de disponibilizar conteúdos animados.

Uma apresentação PowerPoint animada é também um bom candidato para um vídeo, mas se ela foi produzida para formação presencial, terá mais valor se lhe for adicionada locução ou ou um pequeno vídeo com o apresentador.

A animação a seguir mostra que é fácil no PowerPoint adicionar locução ou gravar a webcam fazendo a sincronização com a apresentação a partir do comando Gravar apresentação de slides.

drawing

Para exportar o vídeo basta escolher a opção Arquivo / Exportar / Gravar video sendo que é possível utilizar os vídeos e gravações já feitos ou então definir um intervalo de tempo fixo.

Os vídeos podem depois ser colocados no youtube ou no vimeo.

Converter Powerpoint – Produzir apresentação interativa

Ao contrário do que acontece com um vídeo, numa apresentação interativa o utilizador não só tem que executar as interações existentes como controla a sua própria progressão podendo avançar ao seu ritmo, repetir um ecrã ou uma secção.

Por isso, é hoje evidente que a interação e o controlo do progresso no e-learning conduzem a formações com mais retenção e mais eficazes.

O iSpring é uma aplicação que permite converter integralmente uma apresentação PowerPoint mantendo as animações do documento original. Depois de instalado, pode ser utilizado a partir do próprio PowerPoint, onde é mostrado um novo separador como vários comandos para acrescentar valor a apresentação.

img

O iSpring permite não só adicionar áudio e vídeo sincronizados com a apresentação, mas também perguntas de consolidação. É assim fácil enriquecer um curso com locução ou a imagem do narrador e garantir mais controlo sobre o progresso do formando. Referimos a seguir formas comuns de apresentações que é possível criar.

  • Apresentação interativa, com as animações originais, fazendo a conversão imediata de um documento PowerPoint.
  • Apresentação com locução se for adicionado áudio sincronizado;
  • Apresentação com a imagem do apresentador se for adicionado vídeo sincronizado;
  • Curso interativo com com perguntas de consolidação para garantir que os aspetos essenciais de cada tópico foram atingidos pelo formando..

A nova apresentação pode ser convertida para SCORM para colocar numa plataforma de e-learning. adicionando um controlo adicional sobre a progressão dos formandos.

Em jeito de conclusão, o iSpring é provavelmente a forma mais fácil e rápida de transformar os seus cursos presenciais ou manuais PowerPoint em cursos e-learning. Experimente-o se tem um timing apertado para lançar o seu curso e-learning.


Hiperligações