Produzir um curso eLearning atractivo e interactivo pode muitas vezes tornar-se num processo complicado e demorado. Uma forma de simplificar todo este processo consiste em produzir o curso no Microsoft Office PowerPoint e de seguida exportar a apresentação para SCORM, um formato de compactação de conteúdos que permitirá que eles sejam integrados facilmente nas plataformas de eLearning mais populares.

Existem no mercado várias ferramentas que convertem apresentações PowerPoint em SCORM. Para além de converterem a apresentação, normalmente estas ferramentas permitem ainda inserir outros elementos como questionários, áudio, vídeo, entre outros.

Abaixo segue uma tabela com um comparativo entre várias destas ferramentas.

Comparação de ferramentas powerpoint para eLearning

Dos programas apresentados, vamos falar um pouco de dois deles: o Articulate Presenter, pois é um programa bastante completo e fácil de usar e considerado um dos melhores a converter apresentações PowerPoint para elearning, e o Microsoft Learning Essentials, devido ao facto de ser gratuito, apesar de não ter tantas funcionalidades como os programas comerciais aqui referidos.

Articulate Presenter

O Articulate Presenter é um programa bastante poderoso que permite converter uma apresentação PowerPoint para eLearning. O resultado final será uma animação Flash interactiva que permite navegar na apresentação mantendo todas as características originais, inclusive as transições e animações bem como todos os objectos da apresentação (vídeos, imagens, tabelas, etc.).

Depois de instalar o Articulate Presenter, quando se abrir o PowerPoint, aparecerá um novo separador com o nome Articulate, que permitirá a comunicação com o utilizador.

articulate

Para além de converter a apresentação para eLearning, é também possível inserir questionários (é preciso ter instalado o Articulate Quizmaker), interacções (é preciso o Articulate Engage), anotações, áudio, entre outros elementos.

Para converter a apresentação deve executar um clique no botão Publish. Na caixa de diálogo que aparece, pode seleccionar-se o formato para que se pretende converter a apresentação. Para converter para SCORM selecciona-se o separador LMS (learning management system). Depois poderemos especificar a pasta onde pretendemos gravar o SCORM, bem como o nome da apresentação e a versão do SCORM (1.2 ou 2004). Ao clicar em Publish a apresentação será convertida com as opções seleccionadas.

Microsoft Learning Essentials

Learning Essentials é um conjunto de ferramentas relacionadas com o e-learning que a Microsoft disponibiliza gratuitamente. Uma dessas ferramentas permite converter apresentações PowerPoint em SCORM (também converte outros formatos do Microsoft Office, como o Word ou Excel).

Ao contrário do Articulate Publisher, o Learning Essentials não converte as transições nem as animações da apresentação, nem tem a funcionalidade de inserir outros elementos, como questionários. O resultado é uma apresentação menos atractiva do que a obtida como outras ferramentas comerciais. A principal vantagem do Learning Essentials é ser gratuito.

Depois de instalado, pode converter-se uma apresentação através do botão Save Learning Object do separador Suplementos do PowerPoint. Nesta janela podem seleccionar-se os diapositivos que pretendemos converter, bem como a versão do SCORM. No botão IMS Metadata podem introduzir-se os dados da apresentação, como o seu nome e descrição. Executa-se depois um clique sobre o botão Save para converter a apresentação.

Por Nuno Alves

Referências

Wondershare PPT2Flash Professional, http://www.sameshow.com/powerpoint-to-flash-pro.html
iSpring Presenter, http://www.ispringsolutions.com/products/ispring_presenter.html
Articulate Presenter, http://www.articulate.com/products/presenter.php
Microsoft Learning Essentials, http://www.microsoft.com/learningessentials/default.mspx