A Plataforma Moodle
A Moodle é a plataforma e-Learning para gestão da formação online mais utilizada em todo o mundo e que pode ajustar-se às necessidades das escolas ou das empresas.
O eLearning tem-se tornado essencial no mundo atual, com várias vantagens para os formandos e para as empresas.
Para os formandos, o eLearning oferece oportunidades de aprendizagem contínua, adaptando-se aos seus horários e ritmos de estudo, dando ainda a possibilidade de aceder a conteúdos atualizados de forma rápida.
As empresas também reconhecem a importância do eLearning para a formação dos seus colaboradores. Com soluções online, conseguem reduzir custos operacionais, oferecer formações consistentes e escaláveis a toda a equipa.
Neste contexto, o Moodle destaca-se como uma plataforma de eLearning de excelência. Com a sua flexibilidade, oferece às organizações soluções para o desenvolvimento de formação online eficaz e acessível.
Moodle, gestão de cursos
Uma boa gestão de cursos e de conteúdos é uma funcionalidade essencial numa plataforma de elearning para facilitar a aprendizagem.
As categorias na plataforma de e-learning Moodle servem para classificar e organizar os cursos de forma hierárquica.
O administrador da plataforma Moodle pode criar categorias e subcategorias que melhor se adaptem à atividade e à oferta formativa. A organização pode ser feita por temas, por anos letivos, regiões, entre outras opções. Posteriormente, os cursos podem ser criados e associados a essas categorias.
Os professores podem configurar os seus cursos e estruturá-los por semanas ou por tópicos. Em cada uma dessas secções, é possível adicionar conteúdos e atividades, como arquivos PDF, vídeos, testes, fóruns, salas virtuais, tarefas, entre outros recursos.
A plataforma Moodle permite arquivar cursos, juntamente com as notas e todas as informações dos alunos, possibilitando que esses cursos sejam restaurados no futuro. O administrador também tem a opção de replicar um curso para criar uma nova ação de formação com um novo grupo de alunos.
Moodle, atividades e recursos
Aos cursos da plataforma Moodle podem ser adicionados recursos (PDF, vídeos, páginas) e atividades de que destacamos as mais importantes.
Moodle, registos e inscrições
A plataforma Moodle permite que os visitantes se registem e inscrevam autonomamente num curso.
Cada utilizador possui um papel específico (aluno, professor, administrador) que determina as suas permissões e funcionalidades dentro da plataforma. Além dos papéis padrão, é possível criar perfis personalizados para atender a necessidades específicas de cada colaborador.
Os administradores podem inscrever um utilizador ou um grupo, utilizando um ficheiro ou uma folha Excel com os nomes e endereços de email dos participantes. Para cada inscrição, é possível definir a duração e o papel que o utilizador irá assumir.
Um curso pode também permitir inscrições mediante pagamento com cartão bancário, garantindo ao aluno acesso automático ao curso assim que o pagamento for concluído.
O acesso aos cursos é normalmente restrito a utilizadores inscritos, mas pode ser aberto a todos ou existir a opção de exigir uma chave de acesso.
Moodle, gestão da formação
Com as ferramentas de gestão do Moodle, é possível acompanhar o progresso dos alunos, garantindo objetivos e melhores resultados.
O envio automático de notificações para lembrar datas de avaliação ou de conclusão de atividades é uma função útil da plataforma Moodle que ajuda os formandos e automatiza processos.
Além das notificações básicas, o professor pode usar os mapas de conclusão para enviar mensagens personalizadas, felicitando os melhores formandos ou motivando os que estão atrasados.
O Moodle oferece também relatórios que ajudam gestores de formação e professores a monitorar o progresso, dedicação, atividades concluídas e desempenho dos alunos. Além dos relatórios padrão, administradores podem criar relatórios personalizados para acompanhar métricas específicas de acordo com os objetivos.
O administrador pode configurar a plataforma Moodle para emitir e enviar certificados de conclusão automaticamente aos formandos que terminarem o curso, com dados personalizados do aluno e do curso.
Moodle, condicionar o acesso a atividades
Controle de progresso dos alunos no Moodle através de condições de acesso a recursos.
Para promover uma aprendizagem mais ativa, um professor no Moodle pode restringir o acesso de um aluno a determinados materiais de aprendizagem até que ele tenha, por exemplo, concluído ou visualizado outro conteúdo.
Dessa forma, é possível monitorar e controlar o progresso dos alunos ao longo de um curso e-learning na plataforma Moodle.
O professor pode configurar as condições de acesso para cada recurso ou atividade do curso. Existem vários critérios disponíveis, que podem depender da data ou do status do aluno em relação à classificação ou conclusão de outra atividade.
Moodle, controle da conclusão
A gestão da conclusão de cursos e atividades é uma funcionalidade que facilita significativamente o desenvolvimento da formação.
A configuração da conclusão de uma atividade pode variar conforme o tipo de conteúdo. É possível definir diferentes condições, como visualizar a atividade, participar em fóruns, enviar trabalhos ou atingir uma nota mínima em um teste.
Para configurar a conclusão do curso, o professor pode estabelecer que requisitos os alunos devem cumprir para que o curso seja considerado concluído. Entre as ações disponíveis, as mais comuns são a finalização de atividades, a obtenção de uma nota mínima ou a aprovação direta pelo professor.
Quando um aluno conclui um curso, o Moodle pode executar ações automáticas, como disponibilizar um inquérito de satisfação ou enviar automaticamente o certificado de conclusão.
Moodle, o seu LMS
O Moodle é uma plataforma de elearning flexível com soluções robustas e eficazes para interação entre os participantes, avaliação e monitorização da formação online.
O Moodle pode ser a plataforma de e-learning adequada às necessidades de desenvolvimento da sua organização.
Experimente-o
Peça ajuda a profissionais. Centre-se no seu negócio.