Powerpoint para elearning

PowerPoint para eLearning – Introdução

Quando abordamos a criação de conteúdos elearning, todos os clientes nos falam do PowerPoint como sendo a ferramenta de eleição dos formadores.

Disponibilizada no pacote Microsoft Office, o PowerPoint é de facto uma aplicação bem conhecida de milhões de utilizadores, mas como muitas das suas funcionalidades não são utilizadas, poucos saberão tirar partido de ferramentas que conseguem transformá-lo numa valiosa aplicação para a criação de conteúdos e-learning.

Apesar de não ter algumas das funcionalidades das principais aplicações de authoring, como a criação de simulações de software, quizzes ou interações avançadas nem fazer a integração com um LMS, existem vários plugins fáceis de utilizar, que permitem superar algumas destas limitações.

Desta forma, muitos utilizadores podem partir das suas apresentações PowerPoint e produzir rapidamente conteúdos e-learning para disponibilizar numa plataforma de aprendizagem online.

PowerPoint para eLearning – Vantagens do PowerPoint

As vantagens da utilização do PowerPoint são várias, de onde destacamos:

  • Base instalada – Muitas empresas e formadores possuem cursos presenciais e manuais desenvolvidos em PowerPoint.
  • Acessibilidade – Muitos formadores já têm o PowerPoint instalado, sabem utilizá-lo e não terão custos adicionais para criar conteúdos e-learning.
  • Economia – Não é necessário adquirir novas aplicações nem investir em formação.
  • Rapidez – O processo de desenvolvimento é mais rápido não apenas pelas apresentações existentes e não ser necessária a formação, mas também porque não é necessário dá-las a terceiros para fazerem a conversão para e-learning.
  • Comunidade – Existe uma grande base de layouts e temas disponíveis que poderão servir de base ou ajudar a desenvolver o seu próprio modelo para os mais variados tipos de conteúdos.

PowerPoint para eLearning – Utilização eficaz do PowerPoint

Apresentamos a seguir algumas funcionalidades que podem ajudar a desenvolver melhores cursos e que muitas vezes não são utilizadas.

Os Modelos Globais ou Slide Masters permitem definir um layout constante ao longo duma apresentação, tornando a criação de cada diapositivo mais rápida. As formatações e posições dos títulos e dos vários níveis de texto bem como os conteúdos comuns como logotipo, imagem ou animação de fundo, numeração dos slides passam a ser definidas apenas uma vez.

A utilidade dos Modelos Globais é ainda mais evidente quando se pretendem fazer simultaneamente alterações de layout em todos os dispositivos duma apresentação.

O PowerPoint possui uma grande variedade de animações que podem tornar uma apresentação mais rica e interativa, sendo que a sua utilização mais comum é animar a entrada ou a saída de um objeto no ecrã.
Além das animações de entrada e das animações de saída, as animações de enfâse podem alterar a formatação ou o aspeto dum ubjeto.

As animações são normalmente iniciadas com um clique ou automaticamente após um intervalo de tempo definido pelo utilizador.
No entanto, utilizando acionadores (triggers) elas podem iniciar-se quando se clica num objeto.

Esta funcionalidade permite criar animações mais avançadas de que a questão de escolha simples, cujo comportamento foi gravado no vídeo em baixo, é um exemplo.

A animação foi criada num diapositivo com uma Animação de Ênfase para cada resposta errada e com Animações de Ênfase e de Entrada para a resposta correta. Estas animações são iniciadas utilizando Acionadores quando se clica nos objetos correspondentes e toda a apresentação foi depois convertida com o ISpring para poder ser colocada numa plataforma de e-learning.

PowerPoint para eLearning – Conversão técnica

A conversão do PowerPoint para e-learning (para conteúdos browseable que possam ser visualizados num navegador de internet) é um passo indispensável para a colocação dos conteúdos online. Doutra forma, os formandos terão que descarregar as apresentações ppt, precisarão do PowerPoint instalado para as visualizar e podem editar o ficheiro original, o que normalmente gostamos de impedir.

A gravação duma apresentação em PDF é muito utilizada, pois é rápida e acessível podendo ser feita a partir do próprio PowerPoint. No entanto, esta opção não permite a navegação nos diapositivos e todas as animações e interatividade da apresentação serão perdidas.

PowerPoint para eLearning – Utilizar plugins

Os plugins são soluções económicas e fáceis de utilizar que permitem desenvolver cursos simples baseados na interatividade criada com o PowerPoint. Quando se instala um plugin do PowerPoint, é adicionado um novo separador como os comandos disponíveis no plugin. A figura mostra o separador do ISpring.

A generalidade destes plugins permite criar vários tipos de questionários (quizzes), gravar áudio, desenhar interações tipo e fazer a conversão dos conteúdos para SCORM para colocar numa plataforma de e-learning.

O ISpring possui uma versão gratuita que faz a conversão integral duma apresentação PowerPoint. Com a versão comercial é possível ainda fazer a conversão de PowerPoint para vídeo, gravar narrações e colocar um logotipo próprio em vez do logotipo original da aplicação.

Articulate Studio e Adobe Presenter são exemplos de outros plugins do PowerPoint com funcionalidade idênticas ao ISpring.

2017-11-24T15:49:18+00:00 Novembro 16th, 2017|