Enriquece o teu e-learning com locução

Locução eLearning – Introdução

Enriquece os teus cursos com audioA inclusão de locução sincronizada com títulos, imagens ou animações, é indiscutivelmente um fator de enriquecimento dum curso e-learning, dando origem a matérias mais fáceis de assimilar e a uma aprendizagem motivada onde se verifica maior retenção de conhecimentos.

A produção de voz-off é feita habitualmente pelo formador ou por um narrador e depois pela sincronização dos textos com os ficheiros de áudio. Um engano ou palavra mal pronunciada pode obrigar a uma nova gravação de toda a frase ou mesmo de toda a apresentação e uma nova sincronização. Por isso, a inclusão de locução pode onerar significativamente a produção de um curso e-learning.

A produção de voz-off sintetizada, utilizando tecnologia TTS (Text To Speech) é cada vez mais uma alternativa à gravação de voz humana, permitindo uma produção significativamente mais rápida e acessível.

Locução eLearning – As vantagens

Vários estudos concluíram que a inclusão de locução sincronizada com imagens em cursos e-learning, contribui para envolver mais os formandos e obter melhores resultados. É ainda uma funcionalidade essencial para que utilizadores com baixa acuidade visual possam acompanhar um curso.

A locução pode no entanto tirar ao formando a liberdade de escolher a velocidade de progresso num curso, pelo que, para tirar ainda mais partido da narração, é importante que:
– O utilizador possa desligar o áudio e ter acesso ao texto correspondente à locução. Assim, além de poder frequentar o curso no local de trabalho ou num computador sem altifalantes, o formando pode progredir ao seu ritmo.
– A narração não deve repetir o que está no ecrã, mas antes explicar as imagens, animações ou os títulos mostrados.
– Ter gravações com boa qualidade. A baixa qualidade das gravações ou uma deficiente sincronização entre a narração e os conteúdos no ecrã pode originar distração.

Locução eLearning – Gravação de voz humana

Existe uma grande diferença entre ler textos e comunicar eficazmente o seu conteúdo. Numa comunicação eficaz, o destinatário sentir-se-á mais motivado e ser-lhe-á mais fácil compreender e reter as matérias. Deixamos-lhe por isso algumas dicas para narrar os seus cursos.

Se o formador tiver uma voz clara e for um bom comunicador, será com certeza o melhor candidato para a locução dos temas que domina. Se tiver disponibilidade, falta-lhe apenas um bom microfone e software de authoring para dar mais vida aos seus cursos.

Se o narrador não conhecer os temas, deve fazer uma leitura prévia dos textos e confirmar a pronúncia de siglas e termos técnicos. Com terminologia mal pronunciada, o locutor denuncia o desconhecimento das matérias e todo o curso poderá sair descredibilizado.

Para melhores resultados, é aconselhado que os textos a narrar estejam escritos. No entanto, o narrador não deve denunciar que está a ler, devendo antes falar como se dominasse as matérias em causa.

Locução eLearning – A tecnologia TTS

Enriquece os teus cursos com audioA síntese de voz, conhecida também como TTS (Text To Speech) é uma tecnologia que permite transformar texto em palavras faladas, criadas por software, gerando um output próximo da voz humana.

É indiscutível que a voz sintetizada não tem a riqueza da voz humana nem se prevê que alguma vez possa atingir a qualidade nem envolver o formando como um comunicador experiente. Tampouco é solução quando se pretendem vozes de personalidades conhecidas, com uma entoação ou sotaque específicos.

Se há já bastante tempo era fácil encontrar boas vozes TTS em inglês, o mesmo não se passava com o português, língua em que alguns dos principais prestadores não produziam vozes.

A evolução tecnológica e o aumento de oferta, permite-nos hoje encontrar vozes TTS em português com bastante qualidade, pelo que a sua inclusão para o enriquecimento dum curso e-learning deve cada vez mais ser uma opção a considerar.

Embora a produção de TTS seja significativamente mais fácil, é sempre necessário rever o áudio criado e corrigir palavras, fonemas ou entoações incorretas que não foram sintetizados corretamente.

Locução eLearning – Vantagens do TTS

A não ser que existam vários personagens, a locução ao longo dum curso deve ser feita sempre com a mesma voz e no mesmo tom, o que nem sempre é fácil: os humanos facilmente acordam maldispostos, ficam cansados, constipados e mesmo afónicos. Não há registos de computadores com estes problemas.

Assim, a voz computorizada é mais consistente e pode ser produzida sempre com a mesma tonalidade.

A voz sintetizada tem ainda outra grande vantagem, principalmente quando é necessário reformular ou fazer correções: o custo de produção de TTS pode ser dezenas de vezes inferior ao custo de produção de voz humana.


Hiperligações

Basic Voice Over Tutorial
Text to speech versus human narration
Do we really need narration

2017-04-28T10:20:19+00:00 Janeiro 29th, 2016|