Plataforma Moodle
- Plataforma Moodle – Descrição geral
- Plataforma Moodle – Tipos de utilizadores
- Plataforma Moodle – Controlo de acesso
- Plataforma Moodle – Formas de inscrição de utilizadores
- Plataforma Moodle – Atividades e recursos
- Plataforma Moodle – Possibilidades de customização
- Plataforma Moodle – Condicionar o acesso a atividades
- Plataforma Moodle – Controle da conclusão de um curso

Plataforma Moodle – Descrição Geral
- Registar formandos na plataforma. Esse registo pode ser manual, automático ou através de um ficheiro com logins de cada um;
- Criar cursos e-learning e editar os seus conteúdos e atividades;
- Inscrever formandos e formadores em cursos e organizá-los em grupos;
- Atribuir perfis de acesso, nomeadamente Formando, Formador e Administrador, aos utilizadores da Moodle;
- Monitorar os acessos dos utilizadores e o progresso dos formandos inscritos na plataforma Moodle;
- Avaliar notas e o desempenho dos formandos nos cursos da plataforma Moodle.

Plataforma Moodle – Tipos de Utilizadores
Os formadores ou tutores podem fazer a gestão completa dos cursos e-learning que tutelam, incluindo a alteração das atividades e a avaliação dos formandos.
Os formandos podem aceder aos conteúdos dos cursos em que se encontram inscritos. Podem escrever em alguns fóruns e realizar as atividades solicitadas na formação e-learning.
Os administradores podem executar todo o trabalho de administração da plataforma moodle, nomeadamente, alterar o aspeto do site, inscrever diferentes tipos de utilizadores, definir as suas permissões, etc.
Plataforma Moodle – Controlo de acesso
- acesso livre para qualquer visitante que aceda à plataforma;
- apenas para utilizadores que possuam o código de acesso para esse curso;
- para os utilizadores que se identifiquem corretamente através de um nome de utilizador e uma palavra-passe.

Plataforma Moodle – Formas de inscrição de utilizadores
- Processo manual realizado pelo administrador inserindo os dados de cada utilizador ou através da leitura de um ficheiro com os login de todos;
- Processo automático realizado pelo próprio visitante da plataforma Moodle;
- A autenticação dum utilizador (nome e password) pode também ser feita automaticamente duma tabela duma base de dados externa. Podem depois ser copiados para a base de dados da plataforma.

Plataforma Moodle – Atividades e recursos
- O Trabalho permite atribuir tarefas aos formandos como comentar um artigo ou enviar ficheiros até uma data limite;
- Questionário é uma atividade do Moodle que permite criar vários tipos de questionários para avaliação ou para apoio aos formandos. Para avaliações exigentes, os questionários podem ter um tempo limite e as perguntas podem ser aleatórias.
- O Referendo é uma atividade Moodle onde os formadores podem criar uma pergunta com opções para obterem a opinião dos formandos. Ex. Qual o seu clube favorito?
- O Diálogo é uma atividade Moodle que permite uma comunicação assíncrona privada entre o formador e um formando ou entre formandos.
- O Fórum do Moodle permite diálogos assíncronos, ajudando os formandos a esclarecer e desenvolver a sua compreensão de um tema.
- A Lição do Moodle permite criar e gerir um conjunto de “páginas ligadas”. Cada página pode terminar com uma pergunta que pode condicionar a progressão do formando.
- O Chat Moodle permite, através da digitação de texto, a comunicação em tempo real entre participantes duma sessão síncrona.
- O Glossário do Moodle que permite, com a colaboração de todos, compilar os termos mais usados num curso e-learning. Existem várias opções de representação, incluindo em lista, enciclopédia, FAQ, dicionário e outras.
- Os Recursos Moodle permitem incluir conteúdos num curso e-learning como texto simples, ficheiros como imagens, videos ou PDFs, hiperligações. Permite ainda criar páginas HTML (através de um editor incorporado no próprio do Moodle).
Plataforma Moodle – Possibilidades de customização
Alterar a funcionalidade da plataforma – alterar o layout do site, incluindo ou removendo módulos da plataforma ou removendo, editando ou adicionando blocos HTML.
Alterar a aparência da plataforma – É possível alterar os esquemas de cores, os ícones, as formatações e as imagens de todas as páginas da plataforma.
Parametrizar a inscrição de utilizadores – Parametrizar a forma de acesso dos utilizadores à plataforma.
Plataforma Moodle – Condicionar o acesso a atividades

Plataforma Moodle – Controle da conclusão de cursos
