Formação e-learning – IntroduçãoFormação e-learning – Para quemFormação e-learning – Que objetivosFormação e-learning – Como fazer o alojamentoFormação e-learning – Como criar conteúdosTarefa multidisciplinarMuitas soluções e ferramentasCriação de e-Learning no LMSCriação de e-Learning padronizadoCriação colaborativa de e-Learning
Formação e-learning – Introdução
Definir objetivos e planear será o primeiro passo para que o teu projeto e-learning comece bem.
Normalmente, o tempo gasto no planeamento é facilmente recuperado nos custos e duração da fase de implementação, pois permite identificar inconsistências no projeto e tornar mais claro o investimento e as ações a realizar.
Uma definição clara dos objetivos permite contratualizar apenas as funcionalidades pretendidas para a plataforma e-Learning bem como as metodologias de criação de conteúdos e de desenvolvimento da formação e-learning.
Assim, no planeamento deverão ser analisadas claramente os pontos apresentados a seguir.
Formação e-learning – Para quem
Os primeiros aspetos a identificar num projeto e-learning serão os destinatários da formação e os objetivos a atingir.
A formação poderá dirigir-se a clientes, a empregados, a colaboradores ou parceiros da empresa, a desempregados, a crianças, a estrangeiros, a uma classe profissional específica, a público indiferenciado, etc.
Olhando para estes grupos, é fácil concluir que eles poderão ser muito diferentes, não só a nível de interesses, mas também de horários disponíveis, literacia digital, ritmos de aprendizagem, equipamentos de acesso à internet, etc.
Estas diferenças devem ser tidas em conta no desenvolvimento do projeto, no tipo de formação e-learning a desenvolver e na forma como ela deverá ser ministrada. Vejamos alguns exemplos.
Para comercializar cursos, a plataforma e-learning deverá permitir fazer compras online, realizar promoções e campanhas comerciais, funcionalidades dispensáveis num ambiente empresarial.
Já para desenvolver e-learning para colaboradores ou parceiros, faz todo o sentido integrar o ambiente de aprendizagem com o website da organização de forma que o visitante faça login apenas uma vez.
Alguns ambientes empresariais têm limitações no acesso à internet e browsers não atualizados, o que poderá colocar problemas à apresentação de conteúdos e-learning mais avançados.
Já os utilizadores particulares preferem cada vez mais aceder à internet com dispositivos móveis, pelo que os teus cursos e o ambiente de aprendizagem e-learning devem satisfazer este requisito.
Formação e-learning – Que objetivos
A regularidade das ações de formação online é uma variável chave na escolha da melhor solução para publicar formação e-learning.
O teu projeto e-learning pretende publicar pontualmente um curso ou ter uma oferta organizada de cursos continuamente disponíveis?
Para uma ação pontual de e-learning num ambiente pouco customizado, podes optar pelo aluguer duma plataforma e-learning, uma solução provavelmente sem custos de instalação ou de personalização e apenas com mensalidades em função do número de utilizadores.
Já para uma oferta organizada de cursos e-learning ou para uma academia online, um ambiente de aprendizagem personalizado, deverá ser a melhor solução. A aplicação responderá melhor às necessidades identificadas e os encargos de manutenção serão menores.
Outra variável essencial é o tipo de e-learning a desenvolver.
O e-learning assíncrono corresponde a formação que pode ser feita individualmente sem que os participantes tenham que estar online simultaneamente. O fórum de discussão é um caso típico, pois uma dúvida colocada hoje por um formando, poderá apenas ser respondida amanhã.
Já o e-learning síncrono é realizado com os formandos e o formador online em simultâneo (sincronizados) numa sala de chat ou numa sala virtual.
Principalmente com grupos pequenos, a formação síncrona pode ser uma solução eficaz para aproximar o grupo, esclarecer dúvidas ou explicar matérias mais difíceis.
A sala virtual é a melhor solução para realizar formação síncrona pois o formador pode mostrar diapositivos ou falar com os participantes como se estivesse numa sala de aula convencional. Poderá ter que ser integrada com a plataforma e-learning e ter associado um custo de manutenção em função do número de participantes.
Formação e-learning – Como fazer o alojamento
Depois de definidos os objetivos e o tipo de ações a desenvolver, tens de decidir a forma de publicar as tuas ações de formação e-learning.
Esta publicação poderá ser feita no seu website, eventualmente num endereço web privado ou num ambiente de aprendizagem online, vulgo plataforma e-learning.
A solução convencional para alojar e gerir o acesso a cursos online é uma plataforma e-learning. Ela permite registar e controlar os acessos dos utilizadores, criar conteúdos e atividades, interagir com o grupo, ver mapas de avaliação e relatório de gestão, etc.
Sempre que o registo, o histórico dos utilizadores ou a dinamização do grupo não é necessário, a plataforma e-learning pode ser dispensada e o curso pode ser publicado no teu website como uma página HTML.
Para divulgares por exemplo, um manual do utilizador para um conjunto de colaboradores ou de clientes, podes alojá-lo num website, eventualmente protegido com uma palavra-chave.
Depois, só terás que transmitir o endereço aos destinatários e eventualmente impedir o acesso mais tarde mudando a palavra-chave.
Formação e-learning – Como criar conteúdos
Tarefa multidisciplinar
A criação de cursos e-learning é uma tarefa multidisciplinar que envolve várias valências e profissionais com diferentes perfis.
Além das competências pedagógicas e técnicas para fazer a transformação de conteúdos, existem muitas outras como a edição e otimização de imagens, a gravação e sincronização da locução, ou a edição de vídeo.
O Authoring exige também software não apenas para estruturar e criar os conteúdos, mas para editar as imagens, o áudio ou o vídeo ou outros componentes.
Para a edição profissional de áudio e de vídeo, poderá ainda ser necessário encontrar equipamento e instalações adequadas.
Muitas soluções e ferramentas
Não existe apenas uma solução que resolva todas as necessidades de criação de conteúdos.
Existem muitas ferramentas de autor (aplicações de edição e transformação de conteúdos e-learning) e abordagens que deverão ser escolhidas dependendo da riqueza e interatividade dos cursos a desenvolver, dos conteúdos originais e dos recursos disponíveis.
Em qualquer das abordagens, os conteúdos e-learning devem ser convertidos para ambiente web produzindo HTML5, Flash ou eventualmente PDF. Só assim se garante que eles serão browseable (visualizáveis num navegador de Internet)
Criação de e-Learning no LMS
A edição de conteúdos noLMS é uma forma fácil de produzir cursos pois pode ser feita na própria plataforma e-Learning, sem a necessidade de qualquer aplicação adicional.
No entanto, os conteúdos criados serão simples e com baixa navegabilidade, uma vez que as ferramentas de edição têm poucas funcionalidades.
Criação de e-Learning padronizado
Os cursos padronizados são conteúdos mais estruturados, normalmente criados fora do ambiente de aprendizagem em ferramentas específicas e depois incorporados na plataforma e-Learning.
Os conteúdos criados desta forma são portáveis, sendo que os ficheiros zip produzidos através deste processo, podem ser transferidos para outra plataforma e-learning.
Outras das desvantagens desta solução é que, se um dia quiseres transferir os cursos para outra plataforma, poderás ter algumas dificuldades, uma vez que eles estão num formato proprietário.
Criação colaborativa de e-Learning
Se tens um orçamento limitado, mas queres desenhar cursos com qualidade, o desenvolvimento colaborativo pode apresentar várias vantagens:
Permite criar conteúdos padronizados cuja aprendizagem pode ser monitorizada, sendo que tu poderás desenvolver cursos ou módulos e-learning mais simples e ter o nosso apoio para criar componentes mais avançadas.
A partir de templates, podes criar facilmente conteúdos e-learning ricos com uma interatividade moderada como diapositivos de títulos, slides de imagens, imagens navegáveis ou rotuladas, animações e vários tipos de questionários.
Os conteúdos serão editados com as ferramentas que conheces como o Word ou o PowerPoint e assim terás rapidamente competências para produzir os