Para se efectuar qualquer alteração em toda a tabela, esta deve ser previamente seleccionada.
1. Coloque o cursor numa célula qualquer da tabela.
2. Aceda ao menu Tabela, escolha opção Seleccionar e clique em Tabela.
Os limites de uma tabela são as linhas que contornam as células ou toda a tabela. Execue o procediemntoseguinte para os alterar.
1. Seleccione da tabela as células a alterar.
2. Do menu Formatar escolha o comando Limites e Sombreado.
3. Aceda ao separador Limites.
4. Nas caixas Estilo, Cor e Largura defina o aspecto do limite a aplicar.
Na área Pré-Visualizar terá uma noção de como irão ficar as linhas.
5. Execute um clique sobre um dos limites apresentados na caixa Pré-Visualizar. Para o remover execute outro clique.
6. Repita os passos 4 e 5 para aplicar outro limite.
7. Execute um clique sobre o botão OK.
1. Seleccione da tabela as células a alterar.
2. Do menu Formatar escolha o comando Limites e Sombreado.
3. Clique sobre o separador Limites.
4. Para remover alguns dos limites, execute, na caixa Ver antes, um clique sobre os limites a remover.
5. Para remover todos os limites execute um clique na área Nenhuma.
6. Execute um clique sobre o botão OK.
Quando elimina limites duma tabela, o Word passa a delimitar células com linhas pontilhadas que não aparecem na impressão.
Estas linhas têm o nome de linhas de grelha, podendo ser ocultadas pelo utilizador.
Execute o seguinte procedimento para mostrar as linhas de grelha de uma tabela, caso estejam ocultas.
1. Coloque o cursor numa célula da tabela.
2. Aceda ao menu Tabela.
3. Escolha o comando Ocultar linhas de Grelha ou Mostrar Linhas de grelha conforme elas estejam ou não visíveis.
Vimos que o utilizador pode aplicar limites, cor ou alterar as dimensões das colunas e linhas duma tabela.
O Word possui no entanto um conjunto de formatos predefinidos de tabelas que o utilizador pode aplicar com um só comando.
Formatos Automáticos de Tabelas
Em cada um destes formatos, é possível escolher apenas alguns dos comandos de formatação.
Isto é, o utilizador pode aplicar um daqueles formatos, mas não aplicar a sua cor, ou não alterar a largura das colunas entre outras.
Caixa de Dialogo - Formatação Automática da Tabela
Execute o seguinte procedimento para formatar automaticamente uma tabela:
1. Coloque o cursor numa das células da tabela a ser formatada.
2. Aceda ao menu Tabela.
3. Escolha o comando Formatação Automática da tabela.
4. Seleccione o esquema de formatação bem como os formatos a aplicar.
5. Clique em OK.