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Para se efectuar qualquer alteração em toda a tabela, esta deve ser previamente seleccionada.

 Seleccionar toda a tabela

1.    Coloque o cursor numa célula qualquer da tabela.

2.    Aceda ao menu Tabela, escolha opção Seleccionar e clique em Tabela.

Os limites de uma tabela são as linhas que contornam as células ou toda a tabela. Execue o procediemntoseguinte para os alterar.

 Alterar os limites a uma tabela

1.    Seleccione da tabela as células a alterar.

2.    Do menu Formatar escolha o comando Limites e Sombreado.

3.    Aceda ao separador Limites.

4.    Nas caixas Estilo, Cor e Largura defina o aspecto do limite a aplicar.

Na área Pré-Visualizar terá uma noção de como irão ficar as linhas.

5.    Execute um clique sobre um dos limites apresentados na caixa Pré-Visualizar. Para o remover execute outro clique.

6.    Repita os passos 4 e 5 para aplicar outro limite.

7.    Execute um clique sobre o botão OK.

Colocar limites numa tabela

 Remover limites duma tabela

1.    Seleccione da tabela as células a alterar.

2.    Do menu Formatar escolha o comando Limites e Sombreado.

3.    Clique sobre o separador Limites.

4.    Para remover alguns dos limites, execute, na caixa Ver antes, um clique sobre os limites a remover.

5.    Para remover todos os limites execute um clique na área Nenhuma.

6.    Execute um clique sobre o botão OK.

Remover limites duma tabela


Mostrar e ocultar as linhas de grelha

Quando elimina limites duma tabela, o Word passa a delimitar células com linhas pontilhadas que não aparecem na impressão.

Estas linhas têm o nome de linhas de grelha, podendo ser ocultadas pelo utilizador.

Execute o seguinte procedimento para mostrar as linhas de grelha de uma tabela, caso estejam ocultas.

 Ocultar/Mostrar as linhas de grelha duma tabela

1.    Coloque o cursor numa célula da tabela.

2.    Aceda ao menu Tabela.

3.    Escolha o comando Ocultar linhas de Grelha ou Mostrar Linhas de grelha conforme elas estejam ou não visíveis.

Aplicar formatos predefinidos

Vimos que o utilizador pode aplicar limites, cor ou alterar as dimensões das colunas e linhas duma tabela.

O Word possui no entanto um conjunto de formatos predefinidos de tabelas que o utilizador pode aplicar com um só comando.

Formatos Automáticos de Tabelas

Em cada um destes formatos, é possível escolher apenas alguns dos comandos de formatação.

Isto é, o utilizador pode aplicar um daqueles formatos, mas não aplicar a sua cor, ou não alterar a largura das colunas entre outras.

Caixa de Dialogo - Formatação Automática da Tabela

Execute o seguinte procedimento para formatar automaticamente uma tabela:

 Formatar automaticamente uma tabela

1.    Coloque o cursor numa das células da tabela a ser formatada.

2.    Aceda ao menu Tabela.

3.    Escolha o comando Formatação Automática da tabela.

4.    Seleccione o esquema de formatação bem como os formatos a aplicar.

5.    Clique em OK.

Formatar automaticamente tabelas


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