SFM - Sistemas de Formação Multimédia

Para introduzir texto numa tabela deve digitá-lo em cada uma das células.

Se o texto introduzido não couber na célula, o Word aumenta a altura da célula e coloca-o em várias linhas. A célula voltará ao seu tamanho inicial se apagar o texto ou se aumentar a largura da coluna.

É sempre possível utilizar o rato para colocar o cursor sobre uma célula da tabela.

Mas pode também utilizar as setas e a tecla TAB para se movimentar mais facilmente entre células próximas.

 Movimentar-se numa tabela

   Utilize as setas para cima e para baixo para se deslocar para a célula acima ou abaixo da célula onde está o cursor.

   Carregue na tecla TAB para avançar para a célula seguinte.

   Pressione as teclas SHIFT+TAB para se deslocar para a célula anterior.

A tecla TAB também é utilizada para passar à linha seguinte caso exista. Se não existirem mais linhas, isto é, se estiver na última célula da última linha, a tecla TAB insere uma nova linha com a mesma formatação da linha anterior.

Introduzir texto numa tabela


Seleccionar células, linhas e colunas

Para alterar o aspecto, eliminar, copiar ou inserir linhas e colunas duma tabela deve seleccioná-las.

Para seleccionar várias células, arraste o rato ao longo das células a seleccionar

Para seleccionar várias linhas arraste o rato ao longo da barra de selecção à esquerda da tabela

Para seleccionar várias colunas pressione a tecla ALT enquanto arrasta o rato sobre essas colunas

 Seleccionar uma célula

1.    Coloque o cursor na célula a seleccionar.

2.    Efectue 3 cliques com o botão esquerdo do rato.

Execute o seguinte procedimento para seleccionar linhas ou colunas de uma tabela.

 Seleccionar linhas ou colunas

1.    Coloque o cursor numa célula da linha/coluna a seleccionar.

2.    Do menu Tabela execute o comando Seleccionar e depois Linha/Coluna

Seleccionar linhas e colunas

Redimensionar linhas e colunas de uma tabela

Na tabela criada pelo comando Inserir Tabela, todas as linhas possuem a mesma altura e todas as colunas têm a mesma largura.

Quando se altera a largura de uma coluna, o Word ajusta o texto nas células dessa coluna. Se reduzir a largura das colunas, a altura das linhas pode aumentar. Se a aumentar, a altura das linhas pode diminuir.

Para alterar a largura duma coluna basta arrastar a linha vertical à sua direita.

 Redimensionar colunas da tabela

1.    Coloque o rato na linha vertical à direita da coluna a alterar, até que este assuma a seguinte forma.

2.    Prima o botão esquerdo do rato sem largar e arrastar até obter a dimensão pretendida.

Também se pode recorrer ao comando Propriedades do menu Tabela para indicar dimensões precisas para células, linhas ou colunas.
Aceda para isso aos separadores Linha, Coluna ou Célula.

 Redimensionar linhas

1.    Seleccione as linhas a alterar.

2.    Aceda ao menu Tabela e escolha a opção Propriedades da tabela.

3.    Aceda ao separador Linha e active a opção Especificar altura.

4.    Insira a medida pretendida e faça clique no botão OK.

Redimensionar linhas e colunas


Copyright © SFM - Sistemas de Formação Multimédia