O Word permite organizar um documento ou parte dele em colunas como num jornal, através do comando Colunas.
Este comando é aplicado à secção corrente ou a todo o documento se este não estiver dividido em secções.
O documento apresentado na figura está formatado em três colunas.
Texto em Colunas
Execute o seguinte procedimento para formatar um documento em colunas.
1. Coloque o cursor no local onde pretende iniciar as colunas.
2. Prima o botão Colunas da barra de ferramentas Padrão.
3. Seleccione passando o rato sobre as colunas de modo a seleccionar o número de colunas pretendido.
Como alternativa a este procedimento, o mesmo pode ser efectuado através da caixa de diálogo acessivel através dos menus.
1. Coloque o cursor no local onde pretende iniciar as colunas
2. Do menu Formatar escolha Colunas
3. Seleccione as opções desejadas na caixa de diálogo e clique em OK
Caixa de diálogo Colunas
· Altere o espaçamento da primeira coluna para 1cm introduzindo o valor "1" na caixa adequada. Confirme as alterações.
Pode formatar em colunas apenas um bloco de texto, desde que o seleccione antes de executar o procedimento anterior.
A caixa de diálogo Colunas permite alterar a formatação de colunas já existentes.
Entre outros, nesta caixa é possível alterar o número de colunas, a sua largura e/ou colocar uma linha separadora.
1. Posicione o cursor na secção cujas colunas se pretendem alterar.
2. Execute um clique sobre o menu Formatar e em seguida sobre o comando Colunas.
3. Na caixa Número de colunas insira o número pretendido.
4. Se pretender colunas com larguras diferentes desactive a caixa de verificação Colunas de largura igual.
5. Defina a largura das colunas bem como o espaçamento entre estas.
6. Clique em OK.
A largura das colunas pode também ser alterada, deslocando, na régua, as margens da coluna onde está o ponteiro de inserção.
Se as colunas estiverem formatadas com a mesma largura, ao tentar alterar a largura de uma, altera também a largura das outras.
O texto existente em cada coluna pode ser interrompido em qualquer altura, tanto para inserir uma imagem como para iniciar o próximo parágrafo na coluna seguinte. Deve para isso inserir uma quebra de coluna, executando o procedimento seguinte.
1. Coloque o cursor no início do parágrafo a passar para a coluna seguinte.
2. Aceda ao menu Inserir e escolha o comando Quebra.
3. Escolha a opção Quebra de Coluna.
4. Clique em OK.
Para interromper o texto numa coluna, pode também carregar na combinação de teclas CTRL+SHIFT+ENTER. Nenhum texto se perde, apenas é tranferido para a coluna seguinte
1. Coloque o cursor na quebra de coluna a eliminar.
2. Prima a tecla Delete.