Para colocar um título num capítulo ou diferenciar uma lista de tópicos, pode alterar-se o tamanho e o tipo de letra ou colocar símbolos ou numeração automática nas linhas.
Para salientar um parágrafo, é também possível iniciá-lo ou terminá-lo antes ou depois dos restantes parágrafos do texto. A esta formatação chama-se indentação.
Chama-se Indentar Parágrafos à acção de avançar ou recuar parágrafos relativamente às margens do documento.
Lista com Marcas e Listas Numeradas
Se nada for especificado em contrário, um parágrafo não possui indentação, iniciando-se na margem esquerda e terminando na margem direita.
O segundo parágrafo da figura é um exemplo de um parágrafo indentado. Possui avanços à direita, à esquerda e avanço de primeira linha.
Parágrafo avançado
Avançar parágrafos corresponde a aumentar a distância entre as margens da página e as margens do parágrafo. Um parágrafo pode ser avançado à esquerda, à direita, na primeira linha ou nas restantes linhas do parágrafo (avanço pendente).
O avanço de um parágrafo pode ser negativo fazendo com que esteja recuado relativamente à margem do documento.
Embora possa ser activado a partir de menus, é mais prático definir avanços para um parágrafo com o auxílio dos marcadores de avanço da régua. Se o parágrafo não possuir nenhuma formatação de avanço, estes marcadores localizam-se sobre as margens da régua.
Execute o seguinte procedimento para avançar ou recuar um parágrafo
Coloque o cursor sobre o parágrafo a alterar.
Arraste o marcador Avanço da Esquerda até à medida pretendida. Toda a margem esquerda do parágrafo avança até à medida indicada.
Arraste o marcador Avanço da primeira linha até à medida pretendida. Apenas a 1ª linha do parágrafo é deslocada para a medida definida, as restantes linhas do parágrafo permanecem no mesmo local onde estavam.
Arraste o marcador Avanço Pendente até à medida pretendida. Todas as linhas do parágrafo são deslocadas para a medida indicada excepto a 1ª linha do parágrafo que se mantém no mesmo local.
Arraste o marcador Avanço da Direita até à medida pretendida. Toda a margem direita do parágrafo avança até à medida indicada.
Uma lista com marcas é um conjunto de parágrafos iniciados pelo mesmo caractere de modo a destacá-los do restante texto.
Colocar marcas em parágrafos é uma forma prática de salientar esses parágrafos e apresentá-los como uma lista ou um grupo de tópicos relacionados.
Lista com Marcas
1. Seleccione parágrafos, aos quais pretende atribuir marcas.
2. Prima o botão Marcas que se encontra na Barra de Formatação.
Para eliminar as marcas basta seleccionar os parágrafos e executar um clique sobre o botão Marcas .
Uma marca personalizada é um símbolo criado pelo utilizador, podendo este alterar a sua cor e o seu tamanho.
1. Seleccione os parágrafos.
2. Clique sobre o menu Formatar e depois sobre o comando Marcas e Numeração.
3. Seleccione o separador Com Marcas.
4. Se pretender uma das marcas mostradas basta seleccioná-la. Vá para o ponto 8.
5. Para escolher outro símbolo, prima o botão Personalizar e depois o botão Marca.
6. Seleccione a marca pretendida e prima ok.
7. No caso de querer alterar a cor ou tamanho da marca, prima o botão Tipo de letra.
8. Prima ok para fechar as caixas de diálogo.
Clique no botão Marcas para colocar ou retirar uma marca do parágrafo corrente.
Caixa de Dialogo - Marcas
Uma lista numerada permite uma apresentação ordenada e organizada dum conjunto de parágrafos (elementos de uma lista).
A numeração é automática pelo que, se apagar um item ou acrescentar novos itens a meio da lista, o Word renumera imediatamente toda a lista.
Na figura é apresentado um exemplo de uma lista numerada.
Lista Numerada
1. Seleccione os itens a incluir na lista. Cada item deve corresponder a um parágrafo.
2. Clique sobre o menu Formatar e depois sobre o comando Marcas e Numeração.
3. Seleccione o separador Numerada.
4. Escolha uma das listas apresentadas e clique no botão OK.
Pode também executar um clique no botão para colocar ou retirar uma numeração pré-definida.
Os símbolos são caracteres que não existem no teclado mas que por vezes são necessários. Estes símbolos são caracteres que pertencem a um conjunto denominado por ANSI. Estes caracteres podem ser formatados como qualquer outro caractere de texto.
1. Coloque o cursor no local onde pretende inserir o símbolo.
2. Aceda ao menu Inserir opção Símbolo e seleccione o separador Símbolos.
3. Em Tipo de letra seleccione o conjunto de caracteres que possui o caractere pretendido.
4. Execute um clique no caractere a inserir.
5. Prima o botão Inserir.
Caixa de Dialogo - Simbolo
1. Coloque o cursor no local onde pretende inserir o caractere especial.
2. Aceda ao menu Inserir na opção Símbolo e seleccione o separador Caracteres Especiais.
3. Seleccione da lista o caractere pretendido.
4. Prima o botão Inserir uma só vez.
Caixa de Dialogo - Simbolo / Caracteres Especiais
Podem ser atribuídas teclas de atalho aos símbolos, isto no caso de o utilizador utilizar com frequência determinados Símbolos ou Caracteres Especiais. Quando se tem teclas de atalho para determinados símbolos, basta executar a combinação de teclas correspondente ao caractere pretendido, e este surge no local onde está o cursor.
Exemplo de inserção de simbolos
1. Aceda ao menu Inserir e escolha a opção Símbolo.
2. Seleccione o caractere a que pretende atribuir o atalho.
3. Prima o botão Tecla de Atalho.
4. Prima as teclas que quer atribuir ao atalho.
5. Prima o botão Atribuir.
6. Clique no botão Fechar até sair da caixa de diálogo.
A inserção do caractere Euro é um exemplo de utilização de uma tecla de atalho que já vem predefinida no Word.
1. Coloque o cursor no local onde pretende inserir o símbolo
2. Prima simultaneamente as teclas ALT+CTRL+E ou ALTGR+E