SFM - Sistemas de Formação Multimédia


Inserir e eliminar folhas

Por defeito o Excel cria um livro com três folhas de cálculo.

Mas é possível adicionar e eliminar folhas ou alterar o seu nome ou a sua ordem.

 Inserir uma nova folha

1.    Do menu Inserir executar o comando Folha de cálculo

 Eliminar uma folha

1.    Fazer um clique direito sobre o separador correspondente à folha que deseja eliminar

2.    Escolha a opção Eliminar

Copiar e mover folhas

 Copiar folhas num livro

1.    Seleccione a folha a copiar

2.    Do menu Editar escolha o comando Mover ou copiar folha

3.    Na caixa de diálogo Mover ou copiar indique o livro de destino - por defeito é o livro activo - e a folha que pretende que fique logo a seguir à folha recém criada.

4.    Assinale a caixa de verificação Criar uma cópia.

5.    Execute um clique sobre o botão OK

Mover ou copiar

 Mover folhas num livro

1.    Seleccione a folha a mover

2.    Do menu Editar, escolha o comando Mover ou copiar folha

3.    Na caixa de diálogo Mover ou copiar indique o livro de destino - por defeito é o livro activo - e a folha que se pretende fique logo a seguir à folha movida.

4.    Execute um clique sobre o botão OK

Para mover uma folha num livro pode simplesmente seleccionar o seu separador e arrastá-lo para a posição desejada.

Para mover uma selecção para outra folha, deve manter pressionada a tecla ALT enquanto a arrasta sobre os separadores para a folha de destino. Desloque-a depois para as células de destino.

Mover para outra folha

Alterar o nome duma folha

O Excel atribui às folhas de cálculo, os nomes Folha1, Folha2, etc.

Estes podem ser alterados executando um duplo clique sobre o separador.

A ordem duma folha de cálculo pode ser alterada arrastando o separador para a nova posição.

 Alterar o nome de uma folha

1.    Faça um duplo clique sobre o separador da folha a alterar.

2.    Escreva o novo nome e pressione a tecla Enter

Inserir folhas e mudar o seu nome

Esconder e mostrar folhas

Quando tem muitas folhas num livro pode querer esconder algumas.

Deve para isso executar o seguinte procedimento.

 Esconder folhas

1.    Seleccione a folha a esconder

2.    Do menu Formatar seleccione o comando Folha e clique em Ocultar

Para voltar a visualizar as folhas escondidas deve executar o seguinte procedimento.

 Mostrar folhas escondidas

1.    Do menu Formatar execute o comando Mostrar

2.    Na caixa de diálogo Mostrar seleccione a folha a visualizar e execute um clique sobre o botão OK.

Mostrar folha

Referências a células noutras folhas

As fórmulas utilizadas até aqui operavam sobre células da folha.

É também possível introduzir fórmulas que façam referência a células noutras folhas do mesmo livro.

Na figura é apresentada uma fórmula que faz referência a uma célula de outra folha. A célula C3 da folha Fevereiro faz uma referência à célula A3 da folha Janeiro.

Referências a células noutras folhas

Quando está a editar uma fórmula, execute o seguinte procedimento para fazer referência a uma célula de outra folha.

 Introduzir referências a células numa fórmula

1.    Execute um clique sobre o separador da folha.

2.    Execute um clique sobre a célula a utilizar.

3.    Execute um clique direito sobre o separador da folha em utilização, para voltar à mesma.


Copyright © SFM - Sistemas de Formação Multimédia