Por defeito o Excel cria um livro com três folhas de cálculo.
Mas é possível adicionar e eliminar folhas ou alterar o seu nome ou a sua ordem.
1. Do menu Inserir executar o comando Folha de cálculo
1. Fazer um clique direito sobre o separador correspondente à folha que deseja eliminar
2. Escolha a opção Eliminar
1. Seleccione a folha a copiar
2. Do menu Editar escolha o comando Mover ou copiar folha
3. Na caixa de diálogo Mover ou copiar indique o livro de destino - por defeito é o livro activo - e a folha que pretende que fique logo a seguir à folha recém criada.
4. Assinale a caixa de verificação Criar uma cópia.
5. Execute um clique sobre o botão OK
Mover ou copiar
1. Seleccione a folha a mover
2. Do menu Editar, escolha o comando Mover ou copiar folha
3. Na caixa de diálogo Mover ou copiar indique o livro de destino - por defeito é o livro activo - e a folha que se pretende fique logo a seguir à folha movida.
4. Execute um clique sobre o botão OK
Para mover uma folha num livro pode simplesmente seleccionar o seu separador e arrastá-lo para a posição desejada.
Para mover uma selecção para outra folha, deve manter pressionada a tecla ALT enquanto a arrasta sobre os separadores para a folha de destino. Desloque-a depois para as células de destino.
Mover para outra folha
O Excel atribui às folhas de cálculo, os nomes Folha1, Folha2, etc.
Estes podem ser alterados executando um duplo clique sobre o separador.
A ordem duma folha de cálculo pode ser alterada arrastando o separador para a nova posição.
1. Faça um duplo clique sobre o separador da folha a alterar.
2. Escreva o novo nome e pressione a tecla Enter
Quando tem muitas folhas num livro pode querer esconder algumas.
Deve para isso executar o seguinte procedimento.
1. Seleccione a folha a esconder
2. Do menu Formatar seleccione o comando Folha e clique em Ocultar
Para voltar a visualizar as folhas escondidas deve executar o seguinte procedimento.
1. Do menu Formatar execute o comando Mostrar
2. Na caixa de diálogo Mostrar seleccione a folha a visualizar e execute um clique sobre o botão OK.
Mostrar folha
As fórmulas utilizadas até aqui operavam sobre células da folha.
É também possível introduzir fórmulas que façam referência a células noutras folhas do mesmo livro.
Na figura é apresentada uma fórmula que faz referência a uma célula de outra folha. A célula C3 da folha Fevereiro faz uma referência à célula A3 da folha Janeiro.
Referências a células noutras folhas
Quando está a editar uma fórmula, execute o seguinte procedimento para fazer referência a uma célula de outra folha.
1. Execute um clique sobre o separador da folha.
2. Execute um clique sobre a célula a utilizar.
3. Execute um clique direito sobre o separador da folha em utilização, para voltar à mesma.