Para visualizar numa janela apenas a informação mais importante, é possível ocultar algumas linhas ou colunas. Os dados nelas contidos não são eliminados nem alterados.
Para os visualizar de novo deve executar-se o comando Mostrar.
É possível identificar as colunas ou linhas ocultas, pois a(s) letra(s) ou número(s) correspondente(s) não estão presente(s) nas barras de título.
Observe a figura seguinte. A linha 7 e as colunas C, D e E estão ocultas pois os respectivos títulos não estão visíveis.
Colunas escondidas
Execute o seguinte procedimento para esconder colunas ou linhas.
1. Seleccione a coluna ou linha a esconder.
2. Do menu Formatar, seleccione o comando Coluna ou Linha e execute o comando Ocultar.
Execute o seguinte procedimento para mostrar colunas ou linhas.
1. Seleccione um conjunto de linhas ou de colunas que contenha as linhas ou as colunas ocultas.
2. Do menu Formatar, seleccione o comando Coluna ou Linha e execute o comando Mostrar.
Quando se constrói uma lista é frequente colocar rótulos nas primeiras linhas ou nas primeiras colunas da folha.
Estes desaparecem da janela quando o utilizador se desloca para colunas mais à direita ou para células mais abaixo.
O Excel permite que esses rótulos - linhas iniciais, colunas iniciais ou ambos - estejam sempre presentes na janela do documento.
A fixação dos rótulos não altera a impressão do documento.
Na figura pode ver que os rótulos da coluna A e da linha 1 estão sempre presentes na janela.
Fixar rótulo
Para remover os rótulos execute o comando Libertar painéis do menu Janela.
1. Seleccione a linha abaixo ou a coluna à direita dos rótulos.
2. Do menu Janela seleccione o comando Fixar painéis.
Para fixar rótulos de linha e de coluna deve seleccionar a célula abaixo e à direita dos rótulos.