SFM - Sistemas de Formação Multimédia

O Microsoft Excel é um programa que permite criar e editar folhas onde se podem realizar os cálculos mais diversos ou desenhar tabelas e gráficos com os dados.

Estas folhas têm o nome de folhas de cálculo. Podem comparar-se a uma folha de papel quadriculada usada nas aulas de matemática.

Iniciar Excel


O ambiente Excel

Pode executar o Excel a partir do botão Iniciar. Este apresenta uma folha vazia como se mostra na figura na qual é possível introduzir dados e fórmulas.

 Iniciar o Excel

1.    Execute um clique no botão Iniciar

2.    Seleccione o grupo Programas e execute um clique sobre o item Microsoft Excel.

Janela Excel

Iniciar o Excel

A barra de menus encontra-se na parte superior da janela da aplicação.

Permite o acesso aos diferentes comandos Excel através de menus que disponibiliza.

Barra de menus

Estas barras podem ser movidas para outros locais como por exemplo trocar a sua ordem ou até mesmo colocá-las a "flutuar" sobre as células da folha de cálculo. Estas devem ser arrastadas a partir da pequena alça que possuem no seu lado esquerdo

As barras de ferramentas possuem vários botões que permitem aceder mais rapidamente a muitos comandos.

Existem várias barras de ferramentas que podem estar visualizadas ou ocultas.

Barras de ferramentas

A barra de fórmulas encontra-se por baixo da barra de ferramentas. Possui a identificação e o conteúdo da célula activa.

Pode estar oculta ou visível. Para alternar entre estes estados deve aceder ao comando Barra de fórmulas do menu Ver.

Barra de fórmulas

Na parte inferior do ecrã fica a barra de estado, onde se pode ver uma descrição sobre o comando seleccionado.

Pode também alternar entre mostrá-la ou escondê-la executando o comando Barra de estado do menu Ver.

Barra de estado

A parte principal do ambiente Excel é a área da folha de cálculo. Além das células, contém os separadores, as barras de deslocamento e os títulos de linha e títulos de coluna.

Logo por cima da barra de estado estão os separadores, que permitem seleccionar uma folha de cálculo. Indicam ainda qual é a folha activa.

Na figura, no canto inferior esquerdo podem ver-se três separadores, que correspondem às três folhas do documento. A folha activa é a "Folha1".

Folha activa

O menu de contexto é um conjunto variável de comandos que ficam acessíveis quando se executa um clique com o botão direito do rato.

As linhas de grelha são linhas verticais e horizontais que delimitam as células da folha.

Painel de tarefas

À parte dos componentes já aqui apresentados, o Excel, a partir da versão XP, passou também a servir-se de painéis de tarefas para interagir com o utilizador. Este quando presente, encontra-se à direita da área da folha de cálculo. Este disponibiliza a possibilidade de executar operações como por exemplo: abrir novos livros (na imagem abaixo); inserir cliparts; procurar ficheiros no disco.

Painel de tarefas

Estes painéis permitem executar muitas operações, sem necessidade de abrir uma nova janela, que importunaria o utilizador.

Os painéis podem aparecer sempre que as funções que são executadas através dos mesmos, são utilizadas, ou podem estar sempre visíveis, ocupando assim permanentemente o lado direito da janela do documento.

 Activar e desactivar o Painel de tarefas

1.    Active o menu Ver.

2.    Seleccione Painel de Tarefas.

Mostrar barras de ferramentas e o Painel de tarefas

Tags Inteligentes

Outra das funcionalidades do Excel que o podem ajudar, são as Tags Inteligentes. As Tags, permitem o rápido e fácil acesso a determinadas funções e opções, surgindo automaticamente nos momentos em que utiliza determinadas funções.

Um exemplo das Tags inteligentes, são erros de cálculo. Imagine que executa um cálculo numa célula, mas por alguma razão, esse cálculo não é efectuado correctamente e apresenta um erro. Então, a célula onde se localiza o erro, passa a apresentar uma pequena marca no canto superior esquerdo. Quando se colocar o rato sobre essa mesma célula, aparece então um pequeno rectângulo, que dá acesso a inúmeras opções, como por exemplo: ignorar o erro, ajuda acerca do erro; entre outras opções.

Tag inteligente

Outro exemplo das Tags inteligentes é a colagem de objectos na folha de cálculo, em que o utilizador, por exemplo, cola um bocado de texto na folha e simultaneamente surge uma caixa, que quando clicada com o rato oferece opções como manter a formatação do texto colado, ou utilizar a mesma formatação que o texto envolvente. Este tipo de Tags, não inclui a marca no canto superior esquerdo da célula, como no exemplo anterior.

Folhas e livros

Aos documentos do Excel dá-se o nome de livros. Um livro é guardado num ficheiro com a extensão XLS. Pode conter até 256 folhas cujos nomes são indicados em separadores na parte debaixo da janela.

As folhas de cálculo do Excel são divididas em linhas e em colunas.

Às linhas são atribuídos números de 1 a 65536. Às colunas são atribuídas letras de A a IV. A intersecção de uma linha com uma coluna forma uma célula, identificada pela linha e coluna a que pertence.

A identificação da célula activa aparece do lado esquerdo da barra de fórmulas. A designação C3 significa que esta célula pertence à coluna C e à linha 3.

Célula activa


Copyright © SFM - Sistemas de Formação Multimédia