Sala virtual e-learning

Tópicos a consultar neste artigo:

Uma sala virtual é uma conferência online realizada normalmente entre formador e formandos, onde eles podem falar, partilhar documentos e webcams ou simplesmente teclar, tornando mais fácil e eficaz a exposição de matérias, resposta a dúvidas e a aprendizagem.

A sala virtual abre muitas possibilidades à formação eLearning, criando um ambiente idêntico a uma sala de aula convencional.

Da mesma forma que as ferramentas de chat, a sala virtual permite desenvolver formação e-learning síncrona, em que os participantes deverão estar online nas sessões previamente marcadas.

Contribuíram para a aceitação da sala virtual a vulgarização e a melhoria do acesso à Internet com maiores larguras de banda mesmo a partir de dispositivos móveis e o aumento da literacia informática, etc.

Principalmente se em ações e-learning com poucos participantes, a sala virtual permitirá criar sessões mais ricas e maior dinâmica de grupo e na aprendizagem,

Veja aqui um vídeo sobre as funcionalidade do BigBlueButton.

Sala virtual e-learning – Funcionalidades

São várias as funcionalidades que podem fazer da sala virtual um ambiente onde a aprendizagem e-learning pode ser tão eficaz como numa sala de aula.

Sala virtual e-learning – Partilha de audio, video e texto.

Numa sala virtual, qualquer participante pode falar com os outros usando o seu microfone ou, se preferir, mostrar-se e interagir visualmente através da sua webcam. A interação pode também ser feita digitando texto no chat.

Sala virtual e-learning – Chat público e privadoBBB Chat

A sala virtual disponibiliza um chat privado que dois participantes podem realizar entre si e um chat público que o formador pode utilizar para pequenas mensagens ou exercícios aos formandos e onde estes podem colocar questões de interesse para todos.

Sala virtual e-learning – Partilha de documentos

Talvez a funcionalidade da sala virtual que mais a asemelha a uma aula convencional, é a possibilidade de apresentar documentos PDF, PowerPoint ou páginas web e navegá-las de forma sincronizada com os formandos; Estes acompanharão a apresentação em tempo real, vendo o diapositivo selecionado e eventuais notas escritas do formador.

Sala virtual e-learning – Partilha do ecrã

Ao visualizarem em tempo real o ecrã do apresentador, os formandos podem aprender o funcionamento de qualquer aplicação ou outra tarefa que o formador seja capaz de realizar no seu computador.

Sala virtual e-learning – Escritas de anotaçõesBBB Apresentação

O formador pode assinalar o diapositivo corrente ou escrever texto ou notas numa página em branco, transformando assim a sala virtual num quadro didático duma sala de aula.

A edição do diapositivo ou do quadro branco pode ser feito em conjunto com todos os participantes.

Sala virtual e-learning – Gravação das sessões

As sessões da sala virtual podem ser gravadas podendo ser depois disponibilizadas a qualquer utilizador.

Sala virtual e-learning – Listagem dos participantes

A sala virtual mostra uma lista dos participantes e informação sobre o seu estado, nomeadamente se têm microfone e webcam ativas ou se pediram para intervir na sessão.

BBB UtilizadoresPara poder fazer uma apresentação sem interrupções e principalmente se existirem muitos participantes, o apresentador pode bloquear a intervenção de todos ou de apenas alguns dos formandos.
Em qualquer altura, pode ainda ceder o controlo da sessão a outro participante e obter o controlo de volta quando entender.

Sala virtual e-learning – Vantagens

Falando diretamente com o formador ou teclando as dúvidas para não interromper uma sessão a decorrer, os formandos podem ver as suas dúvidas esclarecidas na hora.

A possibilidade de navegar numa apresentação PowerPoint ou PDF ao mesmo tempo que explica os conceitos mostrados, faz da sala virtual o ambiente letivo preferido de muitos formadores.

Talvez a principal vantagem da sala virtual decorra da possibilidade de gravar a sessão, incluindo todas as interações em video, audio e texto de todos os participantes. Estas gravações podem ser depois acedidas pelos participantes que não puderam estar presentes na sessão ou pelos que quiserem recapitular a matéria apresentada.

Vantagens da formação eLearning:

Muitas das vantagens da sala virtual são também as vantagens da formação eLearning.
BBB Webcams

  • O acesso às sessões pode ser realizado a partir de casa, do escritório ou de qualquer outro sítio com uma ligação à internet.
  • Não se gasta tempo e dinheiro em deslocações.
  • No caso de não poderem estar presentes numa sessão, os formandos podem aceder à sua gravação.
  • A interação na sala virtual pode ser muito rica, pois os participantes podem colocar questões verbalmente ou através do chat, se a sessão já estiver a decorrer. O formador terá depois oportunidade para responder a todas as questões colocadas.

Tem, obviamente, ainda uma grande vantagem: é que os participantes não têm que se deslocar, podendo entrar na sala virtual e comunicar com o formador ou colegas a partir de casa, do escritório ou de qualquer outro lugar desde que possuam um computador ligado à internet.

Sala virtual e-learning – Requisitos

Se costuma navegar e consegue ver corretamente as páginas da internet não precisará em princípio de fazer mais nada para aceder à sala virtual.

O principal requisito passa por uma uma ligação à internet rápida e um navegador de internet recente com suporte de flash.

O seu computador deverá ter uma placa de som (que lhe permitirá ouvir e falar) e, principalmente se for o apresentador, deverá ter uma webcam para interagir visualmente com os formandos.  Um headphone (auscultador com microfone) permitirá em princípio que a sua voz chegue mais clara aos participantes.

O formador ou os participantes que quiserem partilhar o seu microfone ou webcam, vão precisar de ter maior velocidade de acesso à internet (acima de 1 Mbps) para transferirem o seu audio e voz para o servidor.

2017-04-28T10:20:19+00:00 Maio 26th, 2015|