Elearning – Diz-nos onde queres chegar

Onde queres chegar?

Conhecidos os destinatários e os objetivos a atingir, é importante definir, em função do orçamento disponível, qual a complexidade e o nível de interação do curso e-learning.

Os níveis de interação no e-learning têm por objetivo medir a complexidade e a interatividade de um curso online, sendo normalmente considerados os seguintes quatro níveis:

O e-learning nível 1 corresponde a treino básico onde o formando faz uma aprendizagem passiva, avançando no curso sem interagir com o conteúdo.

No e-learning nível 2 existe uma interação limitada, em animações, imagens ou questões avançadas.

No e-learning nível 3 ou de interação moderada, o formando tem uma participação ativa e maior controlo sobre a aprendizagem através de cenários, ambientes simulados ou atividades condicionais.

O e-learning nível 4 tem interações sofisticadas, com os conteúdos a basearem-se principalmente em simulações ou jogos educativos.

Um curso mais interativo estimula a reflexão, aumenta a motivação, o envolvimento dos formandos e a retenção de conhecimentos, sendo que deverá também aumentar significativamente o custo do seu desenvolvimento.

E-learning nível 1 – Sem interação

E-learning nível 1 - Sem interacaoO e-learning nível 1, conhecido como “Virar página”, corresponde a treino básico onde o formando faz uma aprendizagem passiva. Recebe informação avançando no curso sem interagir com o conteúdo.

Com eficácia questionável, estes conteúdos que muitas vezes resultam da conversão de apresentações PowerPoint, têm um custo de desenvolvimento baixo, podendo comunicar bem conceitos simples.

Podem conter gráficos, imagens, animações ou quizzes simples.

E-learning nível 2 – Interação limitada

E-learning nível 2 - Interação limitadaNo e-learning nível 2, os formandos têm um controlo muito limitado sobre a sua experiência de aprendizagem, podendo realizar interações simples com o conteúdo.

Este nível pode incluir animações, questões avançadas drag e drop ou menus interativos, gráficos ou imagens clicáveis, áudio e vídeo.

E-learning nível 3 – Interação moderada

E-learning nível 3 - Interação moderadaNo e-learning nível 3 ou de interação moderada, os conteúdos são mais complexos e customizados, sendo que o formando tem uma participação mais ativa e maior controlo sobre a aprendizagem.

Além da multimédia, pode incluir simulações complexas onde o formando deve introduzir dados, casos baseados em cenários ou ambientes simulados.

Estes cursos poderão também ter atividades condicionais onde, por exemplo, se o formando não atingir os objetivos num tópico A, não poderá aceder ao tópico B ou será reencaminhado para o tópico C com conceitos mais elementares.

E-learning nível 4 – Simulação e jogo

E-learning nível 4 - Simulação e jogoO e-learning nível 4 contém uma interação mais sofisticada, com os conteúdos a basearem-se principalmente em simulações ou jogos educativos.

Além de todo o tipo de conteúdos dos outros níveis, deverá ainda conter vídeos de alto impacto, ilustrações ou animações 3D, avatars, simulações e aprendizagem em tempo real.

Um curso mais interativo estimula a reflexão, aumenta a motivação, o envolvimento dos formandos e a retenção de conhecimentos.

2017-04-28T10:20:19+00:00 Novembro 30th, 2015|