Moodle 3 – Atualizações e novidades

Tópicos a consultar neste artigo:

Moodle 3 – Atualizações e novidades

Com o lançamento das novas versões 3.1 e 3.2, o Moodle apresentou novas funcionalidades e uma interface gráfica mais amigável.

Num mundo onde o acesso à internet passa cada vez mais por dispositivos móveis, o Moodle não poderia ficar alheio dessa evolução e além de melhorar a app (aplicação para smartphone e tablet), sistematiza e aproxima a experiência de utilização nos mobiles com a do computador pessoal.

O novo tema Boost oferece aos administradores e professores uma navegação mais fácil e melhorias na edição dos cursos.

Os Guias ao utilizador podem ser extremamente úteis para mostrar o ambiente e ajudar formandos ou tutores na sua primeira utilização.

Neste artigo damos a conhecer estas e outras novidades para que possas tirar mais partido do teu ambiente de aprendizagem, otimizar a experiência dos utilizadores e os resultados das ações de formação.

Moodle 3 – Nova interface com o utilizador

O Moodle 3.2 introduziu o tema Boost, que deverá ser a base para o desenvolvimento de plataformas e-learning com navegação melhorada, maior usabilidade e uma edição mais fácil dos cursos.

Este tema foi desenhado a pensar nos dispositivos mobile, tornando idêntica a utilização do ambiente em vários equipamentos.

Reprodutor de vídeo

Como mostra a imagem animada, os principais blocos, navegação e administração, estão agora num painel à esquerda, idêntico ao da aplicação mobile com um scroll independente do conteúdo principal da plataforma.

O painel pode ser facilmente mostrado ou escondido em função da conteúdo principal da página, garantindo assim mais espaço disponível para o que é realmente importante.

Moodle 3 – Demonstrações ao utilizador

As Demonstrações ao utilizador ou Guias ao utilizador são um conjunto de instruções passo a passo com a explicação de uma funcionalidade ou caraterística da plataforma e-learning. Os guias são mostrados na forma de overlays sobrepondo-se ao ambiente de aprendizagem sendo que cada passo destaca a parte do écrã que pretende explicar.

Cada demonstração é associada a uma página sendo automaticamente mostrada aos utilizadores quando eles acedem a essa página pela primeira vez.

Os Guias ao utilizador devem ser criados pelo administrador e além de funcionarem como um manual podem também servir para destacar áreas ou informação importante no ambiente.

Reprodutor de vídeo

Introduzidos com a versão Moodle 3.2, os guias podem contribuir para que os utilizadores conheçam mais rapidamente e tirem mais partido da sua plataforma e-learning.

Moodle 3 – Competências

As competências permitem que os formandos possam ser avaliados de acordo com planos de aprendizagem.Integração

As Competências podem ser definidas pelo administrador. Eles podem criar planos de aprendizagem, adicionar-lhes competências e associar um plano a um formando ou grupo de formandos.

Os professores podem adicionar competências aos seus cursos ou às suas atividades e depois classificar o nível de competências atingido pelos formandos.

Os formandos têm também acesso ao seu plano de aprendizagem e podem solicitar a revisão das suas competências.

Moodle 3 – Outras novidades

No Moodle 3.2, com a atividade Sondagem, que permite colocar uma pergunta com várias opções de resposta, os professores podem selecionar opções pelos alunos. Ela torna-se assim bastante mais útil para agrupar os formandos pelo tipo de avaliação ou trabalho que pretendem fazer.

No Moodle 3.2 os professores podem alterar a data limite de um trabalho para um formando em particular.

Com o Moodle 3-1 é possível fazer uma pesquisa global em todo o conteúdo da plataforma e-learning, nomeadamente em fóruns e em wikis. A pesquisa global terá que ser ativada pelo administrador.

O recycle bin é uma nova caraterística do Moodle 3.1 que torna possível recuperar facilmente uma atividade ou recurso que tenha sido apagada por engano.