Mensagens no Moodle

Moodle – Ferramentas de envio de mensagens

A troca de mensagens no Moodle pode ser feita de várias formas que permitirão uma comunicação assíncrona eficaz entre os participantes num curso.

Quando falamos de comunicação assíncrona referimos-nos a troca de dados onde o emissor e o destinatário podem interagir em tempos diferentes não tendo que estar simultaneamente online. O professor pode por exemplo colocar hoje uma notícia ou um tema à discussão e os formandos podem visualizá-la e responder passadas várias horas ou alguns dias.

Neste artigo vamos analisar 3 destas ferramentas: os Fóruns, as Mensagens Internas e o QuickMail.

O fórum de discussão permite enviar mensagens que todos os utilizadores inscritos podem visualizar e comentar. É uma das ferramentas mais importantes servindo para colocar notícias, responder a dúvidas ou para dinamizar a participação dos formandos dum curso.

As Mensagens Internas do Moodle permitem enviar uma mensagem simples para um ou mais utilizadores de um curso. É apenas um sistema interno, pelo que os destinatários têm que entrar na plataforma para visualizarem as mensagens que lhes foram enviadas.

No Quickmail as mensagens são enviadas para o e-mail dos destinatários e não ficam disponíveis na Moodle. Assim, este módulo pode ser particularmente útil em cursos onde os participantes acedem esporadicamente à sua plataforma e-learning.

Moodle – Mensagens internas

O Moodle tem um sistema de mensagens interno, que permite enviar mensagens de texto a um ou mais utilizadores da plataforma e-learning.

Mensagens internasAs mensagens são enviadas a partir do Bloco Mensagens e devem ser textos simples, não podendo conter formatações, imagens ou anexos.

Quando o utilizador entrar na plataforma, verá aparecer no canto inferior direito, um texto de aviso informando da mensagem recebida.

Uma forma eficaz de enviar mensagens internas é a partir do bloco Participantes. Este permite mostrar os utilizadores dum curso em função do ser perfil e marcar depois quais os que pretendemos incluir no envio.

Esta ferramenta pode ser útil para comunicar rapidamente com os utilizadores que acedem com regularidade à plataforma Moodle

Moodle – Fórum

O fórum é um tipo de atividade que pode ser adicionada a um curso da Moodle. Os participantes podem criar tópicos de conversação onde postam mensagens com texto formatado e imagens.

Fórum de discussãoOs utilizadores podem entrar na atividade fórum para verem as mensagens enviadas, ou, em alternativa, podem subscrever o fórum recebendo as mensagens na sua conta de e-mail.

Os endereços de e-mail utilizados são os endereços definidos no perfil de cada utilizador, pelo que indicar aqui um endereço atual e válido é extremamente importante.

Os fóruns de discussão podem contribuir para muito mais do que o simples envio de mensagens. Os fóruns sociais promovem a interação dos participantes e podem ser um importante elemento de motivação e de dinamização do grupo.

São também frequentes os fóruns de notícias que permitem submeter mensagens sobre o funcionamento do curso e os fóruns de dúvidas onde professor e formandos podem colocar as suas questões e responder às questões dos outros participantes.

Moodle – O bloco QuickMail

O Quickmail é um bloco que permite aos professores enviar e-mails para utilizadores inscritos no curso. É possível selecionar os destinatários individualmente, os pertencentes a um grupo ou um tipo de utilizadores.

Sempre que se envia um e-mail, este é adicionado ao histórico de e-mails enviados. Mais tarde, o professor pode rever os e-mails antigos e voltar a enviá-los ou ter acesso a uma lista de mensagens tipo.Bloco Quickmail

Os formandos não têm disponível na plataforma qualquer registo das mensagens recebidas, sendo estas apenas acessíveis na sua aplicação de correio eletrónico.

Uma das vantagens do QuickMail é que o professor pode escolher outro endereço de email para o envio das mensagens e utilizar o endereço da instituição, por exemplo, em vez do seu endereço pessoal.

Esta ferramenta é indicada para que os formadores comuniquem com os seus formandos por email. É possível configurar o bloco para que os formandos possam também enviar as suas mensagens.

Embora por omissão permita apenas que formadores e administradores enviem mensagens, é possível configurar o bloco para que esta funcionalidade fique também disponível para os formandos.

O módulo QuickMail não é distribuído com a versão Standard do Moodle, mas talvez valha a pena fazer a sua instalação.

Moodle – Comparação dos tipos de mensagens

Comparação dos tipos de mensagens

2017-04-28T10:20:19+00:00 Abril 23rd, 2016|