Avaliação da formação no Moodle

A avaliação da formação em e-Learning é uma ferramenta essencial para aferição da qualidade das várias componentes que integram o processo formativo online e das competências adquiridas pelos formandos, permitindo identificar as áreas que condicionaram o resultado final da formação e ajudar a definir estratégias que conduzam a uma melhoria de todo o processo.

O Moodle oferece diversos módulos para que formadores possam acompanhar e analisar as competências adquiridas pelos formandos ao longo da formação e-Learning. Os fóruns, testes, lições, trabalhos e as actividades SCORM podem contribuir para a realização de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa. Os módulos Inquérito e FeedBack permitem avaliar as várias componentes do processo formativo.

Módulo Testes

Esta é a ferramenta mais utilizada do Moodle para a realização de avaliação diagnóstica e de avaliação sumativa, permitindo, entre outras, a realização de questões de escolha múltipla, verdadeiro ou falso e associação, que podem ser reutilizadas na mesma ou noutras unidades de aprendizagem.

Com excepção da pergunta tipo Ensaio, que permite que o utilizador escreva um bloco de texto, todas as outras são avaliadas automaticamente pelo Moodle.

Na sua configuração, o formador pode definir quando é que o teste vai estar disponível para ser respondido, o tempo que o formandotem para o terminar, a existência de feedback e/ou respostas correctas no fim do teste e ainda a forma de cálculo de notas, se existirem várias tentativas de resposta.

Módulo Trabalhos

O módulo Trabalho do Moodle permite que um formador especifique uma tarefa que os formandos devem preparar em formato digital e enviar para o servidor, para que possa ser avaliada.

Os trabalhos podem ser submetidos como ficheiros ou ser escritos numa área de texto, sendo possível configurar uma data limite para a sua recepção e impedir a aceitação dos trabalhos atrasados.

O professor pode classificar ou comentar os ficheiros ou textos enviados pelos alunos, devolver-lhes feed-back, ou permitir-lhes que reenviem os trabalhos para uma nova avaliação.

Módulo Lição

A Lição é uma actividade do Moodle que permite a apresentação de conteúdos através de páginas que normalmente terminam com uma pergunta. Dependendo da resposta dada pelo aluno, é possível redireccioná-lo para uma página diferente. O percurso segue geralmente uma ordem fixa do início ao fim, mas também é possível criar percursos complexos consoante a estrutura e as necessidades da matéria a leccionar. As respostas dadas pelos alunos podem também ser consideradas para efeitos de avaliação formativa.

Módulo Notas

Com o módulo Notas do Moodle, o formador pode atribuir cotações aos vários elementos de avaliação que constituem um curso e-learning, especificar notas mínimas e máximas, ou definir uma fórmula que pondere a participação desses elementos na avaliação da formação e-Learning. Na página de Notas, o formador pode visualizar e editar os resultados, escondê-los, bloqueá-los ou associar-lhes comentários, eventualmente para uma avaliação qualitativa.

Além dos Testes, Trabalhos e Lições, podem ainda ser objecto de avaliação no Moodle e aparecerão automaticamente na página Notas, as actividades SCORM que podem conter objectos de aprendizagem com elementos de avaliação.

Também os fóruns de discussão do Moodle, que permitem a troca de mensagens entre participantes de forma assíncrona, podem ser configurados para que as intervenções dos formandos sejam avaliadas quantitativa ou qualitativamente. O formador pode ainda adicionar outros elementos de avaliação que se poderão adaptar a uma formação blended-learning.

Módulo Inquérito

Com inquéritos predefinidos baseados nas estruturas COLLES e ATTLS, o Inquérito é uma actividade usada para avaliação do processo formativo no Moodle. As respostas aos inquéritos não podem ser incompletas e os resultados podem ser visualizados graficamente, mas não é possível editar os questionários existentes nem criar novos.

O inquérito COLLES (Constructivist On-Line Learning Environment Survey) avalia a relevância da matéria em estudo, a capacidade de reflexão e de interactividade proporcionada aos alunos, o relacionamento com os outros formandos e o desempenho do formador.

O ATTLS (Attitudes to Thinking and Learning Survey) permite avaliar a forma como o aprendente participa no processo de aprendizagem: ele pode ser mais cooperativo e estar disposto a trabalhar sobre as ideias dos outros ou pode ser um aprendente isolado, com espírito mais crítico e racional.

Módulo Feedback

Como o próprio nome indica, o módulo Feedback foi especialmente desenhado para obtenção de feedback da formação no Moodle, sendo a ferramenta mais versátil para avaliação da formação. O módulo permite ao tutor ou professor criar os seus questionários, configurá-los para obter respostas anónimas e depois disponibiliza os resultados graficamente, ou permite que eles sejam exportados para ficheiros Excel, podendo desta forma contribuir para estudos de melhoria da formação.

por Rosinda Flores