Alojamento de e-learning

Alojamento e-learningPublicar e-learning ou alojar e-learning é tornar os cursos ou conteúdos e-learning acessíveis online para os formandos ou o público pretendido. Além de controlar os acessos dos participantes autorizados, a publicação do e-learning permitirá também avaliar os seus desempenhos.

Vamos neste artigo apresentar duas formas distintas de publicar cursos online.

Para ambas as soluções vai ser necessário uma plataforma de e-learning ou LMS que não é mais do que uma aplicação internet onde se podem criar cursos e registar os formandos que poderão acedê-los.

Uma solução, a que chamamos Plataforma e-learning proprietária, passa por ter uma plataforma e-learning à medida, com aspeto gráfico e funcionalidades adaptadas às necessidades do cliente, onde ele poderá alojar cursos e utilizadores sem restrições.

Em alternativa, uma Plataforma partilhada permitirá alojar os cursos num ambiente de aprendizagem existente, partilhado, com funcionalidades e interface pré-definidas e comuns a todos os clientes, mas sem os custos da instalação e customização da aplicação.

Veja neste artigo:

Plataforma e-learning – Funcionalidades comuns

Uma plataforma e-learning, também muitas vezes chamada de LMS (Learning Management System) é uma aplicação internet para gerir a formação online, permitindo criar e-cursos, registar utilizadores e controlar as suas inscrições e acessos.

As funcionalidades quase sempre incluem:

  • Inserir e criar cursos e-learning.

  • e-Learning - Funcionalidades comuns

  • Criar formandos, formadores e inscrevê-los nos cursos.
  • Monitorizar os acessos e o progresso dos formandos nas ações de formação e-learning.
  • Criar atividades como testes, fóruns, trabalhos, páginas HTML, imagens ou vídeos.
  • Salas de chat para comunicação síncrona e fóruns de discussão para comunicação assíncrona.

As plataformas e-learning são normalmente modulares, podendo ver adicionadas outras funcionalidades como uma sala virtual ou uma loja online.

Alojamento e-learning em LMS proprietário

O alojamento de e-learning numa plataforma proprietária, passa inicialmente pela instalação e customização de uma plataforma e-learning de que o cliente tem total controlo e onde poderá alojar cursos e utilizadores sem restrições.

Uma plataforma e-learning proprietária pode ser totalmente adaptada às necessidades do cliente sendo que normalmente não existe limite para o número de utilizadores inscritos.

É a solução indicada para desenvolver e-learning num ambiente integrado com identidade própria ou para um número elevado de utilizadores.

Plataforma e-Learning

Plataforma e-Learning customizada

Estas soluções requerem normalmente um investimento inicial dependendo da customização e funcionalidades pretendidas e posteriormente custos regulares com alojamento e manutenção da plataforma e-learning.

O alojamento necessário dependerá principalmente do número de utilizadores da plataforma e do tráfego gerado, sendo que vídeos ou animações são bastante mais pesados e geram mais tráfego do que ficheiros de texto ou PDF’s.

Os custos mensais estão principalmente relacionados com as caraterísticas do alojamento solicitado. Aqui podem existir soluções partilhadas, mais económicas, que podem alojar centenas de utilizadores, até servidores dedicados para vários milhares de utilizadores.

Alojamento de E-learning em LMS partilhado

O alojamento e-learning ou e-learning parking permite publicar e-cursos num ambiente de aprendizagem online existente, sem os custos do investimento numa plataforma e-learning proprietária.

Plataforma e-Learning

Alojamento e-Learning

É uma solução indicada para desenvolver ações de e-learning pontuais para poucos utilizadores e sem grandes requisitos de personalização, sendo que as possibilidades de customização e de adaptação são limitadas.

Normalmente, há apenas a suportar encargos mensais em função do número de utilizadores ativos ou inscritos na plataforma e-learning.

Entre as principais vantagens do alojamento e-learning estão a não existência de investimento inicial e a rapidez de implementação do projeto.

Plataforma e-learning proprietária / Plataforma e-learning partilhada

Na tabela fazemos uma análise comparativa das principais variáveis do alojamento e-learning comparado com uma plataforma e-learning customizada.

E-learning proprietário/partilhado - Comparação

LMS proprietário e LMS partilhado – Tabela comparativa

2017-04-28T10:20:19+00:00 Julho 22nd, 2015|